8 de dezembro de 2017
FORTALECIMENTO DO ENLACE ENTRE POLÍTICOS E PESSOAS
Na noite de sexta-feira, 8 de dezembro de 2017, Reneva Fourie deu uma palestra a cerca de cinquenta jovens membros do Movimento para a Libertação de São Tomé e Príncipe - Partido Social Democrata (MLSTP-PSD) sobre tecnologia para o desenvolvimento. Presente na ocasião foi o Dr. Aurelio Martins, Presidente da MLSTP-PSD; membros do Comitê Central do MLSTP-PSD, incluindo o Secretário de Informação e Publicidade do Partido, Dr. Aguinaldo Garrido De Ceita; e o executivo nacional da Liga da Juventude do MLSTP-PSD. O objetivo da palestra foi contextualizar e anunciar o Projeto Citymatica São Tomé e Príncipe.

Depois que o Secretário Nacional da juventude fez suas observações de boas-vindas e o Presidente da juventude nacional fez suas observações introdutórias, o Pres. Martins agradeceu a todos os jovens para participar do evento, apesar de ter ocorrido em uma noite de sexta-feira e, embora foi anunciado em tão curto prazo. Ele informou todos os participantes que a Srta. Fourie tinha estado lá durante a semana para trabalhar em um projeto tecnológico que visa melhorar a comunicação entre o governo e os cidadãos, que primeiro seria pilotado em MLSTP-PSD e estendia uma expressão de gratidão.

Tendo em conta a baixa absorção e utilização dos meios de comunicação da Internet em São Tomé e Príncipe, a Srta. Fourie fez uma palestra sobre as tendências tecnológicas globais e continentais; como a tecnologia poderia ser usada para impulsionar o crescimento econômico e o desenvolvimento socio-econômico; e o papel dos jovens na condução deste processo. Srta. Fourie salientou que ter uma atitude positiva em relação às oportunidades da 4ª revolução industrial era essencial para combater o desemprego juvenil, a pobreza e a desigualdade; e destacou a importância da apropriação tecnológica para mudanças progressivas e construtivas na sociedade.

O Presidente Martins então informou a todos que o projeto Citymatica São Tomé e Principe seria ativado em breve e chamou o Dr. Aguinaldo Garrida de Ceita, que vai liderar o projeto, para fazer uma apresentação sobre a funcionalidade do projeto. O Dr. Garrida de Ceita deu uma apresentação sobre as capacidades gerais da plataforma, o seu método de funcionamento, e o seu impacto na melhoria da comunicação entre os líderes do partido, a sua adesão e os seus apoiantes.

O anúncio gerou muita excitação entre todos aqueles que estavam presents. Foi acordado que uma reunião maior seria organizada onde a plataforma seria demonstrado para que todos pudessem utilizá-lo eficazmente. Em suas observações finais, o Presidente Nacional da juventude indicou que os níveis atuais de confiança do eleitor eram baixos, particularmente entre os povos novos, e que os povos perderam um interesse na política e na fé na liderança política. Eles expressaram esperança de que melhorar o acesso à liderança política através do projeto levará a uma maior responsabilização e melhoria dos níveis de confiança e uma restauração da fé do cidadão que os políticos realmente se importam. A reunião foi encerrada depois de 2 horas e meia.
© 2017. All Rights Reserved. Citymatica
SÃO TOMÉ CITYMATICA